UNESIS - CONSULTORIA E TREINAMENTO EM SISTEMAS DA QUALIDADEISO 9001, CQH, PBQP-H HOMEISO TS 16949NBR 15100ISO 14001REFERENCIASCONTATOHOME
ISO 14001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


IMPLANTAÇÃO DA ISO 14001

Aplicada a empresas dos mais variados ramos de atividade, esta norma tem base na ISO 9001 e requisitos legais. Sua certificação é ferramenta importante para que a empresa introduza e mantenha medidas corretivas e de monitoramento sobre seus aspectos e impactos ambientais, promovendo vários benefícios:

     - Para o meio ambiente;
     
- Para a manutenção da sustentabilidade da empresa (por demonstrar conformidade aos requisitos ambientais legais aplicados e por trabalhar preventivamente a uma eventual geração de passivo ambiental de difícil solução futura) e,
      - Para sua prospecção de mercado junto aos seus Clientes e consumidores finais.

A UNESIS não implanta o sistema, sem que sejam levados em consideração aspectos importantes da empresa como suas atividades, seus processos, seus clientes, sua cultura e seu sistema de comunicação, entre outros.
O encaminhamento básico que levanta esses aspectos e as necessidades de adequação e conformidade, para que a certificação seja obtida e utilizada como uma ferramenta efetiva de gestão é:

  • Auditorias de diagnóstico;
  • Levantamento de aspectos e impactos ambientais; Suporte para levantamento da legislação aplicada;
  • Suporte para determinação da conformidade dos aspectos e impactos identificados à legislação;
  • Estabelecimento do Plano de Gestão Ambiental;
  • Execução e coordenação de ações junto aos envolvidos, além de todo treinamento decorrente da documentação elaborada;
  • Execução de auditorias internas;
  • Contato com organismos certificadores e análise de propostas de certificação;
  • Acompanhamento de auditorias de certificação;
  • Eliminação de eventuais pendências de auditorias de certificação; em garantia da obtenção da certificação.

MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001

Sabemos que a coordenação da manutenção de um Sistema de Gestão, precisa ser focada, disciplinada, independente e flexível; onde a Direção da empresa se sinta satisfeita ao utilizar os resultados da ISO 14001 como dados de real importância para sua gestão ambiental.

É comum que empresas falhem em praticar tarefas desnecessárias, redundantes ou que não adicionem valores, sob a justificativa de “atender à norma”. Nesses casos, o compromisso da UNESIS é o de reverter a situação.

É pensando dessa forma que a UNESIS oferece aos seus Clientes, atividades de suporte intensivo ou periódico (ver abaixo).

SUPORTE ATIVO

A UNESIS contribui de acordo às prioridades e estratégias dos seus Clientes, sejam de natureza interna ou externa (junto a Órgãos Certificadores, Clientes e Fornecedores). Para tanto, oferece os seguintes serviços de suporte:

INTENSIVO, de uma a três semanas de modo esporádico. São exemplos:

    - Quando empresas estão prestes a serem auditadas (seja por Órgão Certificador ou por Cliente) e o Sistema se encontra frágil e suscetível a não conformidades por razões diversas. Nestes casos, a objetividade é total em detectar as necessidades e em executar e coordenar as atividades pendentes em tempo hábil, em garantia de que os resultados esperados sejam plenamente atingidos;
     - Quando há pendências de agendas com Clientes como adequações diversas para recepcionar o Cliente e,
     - Quando melhorias de baixo custo nos processos são gritantes, que podem envolver sua revisão e/ou estabelecimento de disciplina e organização.

PERIÓDICO, através de visitas mensais planejadas (a partir de uma vez ao mês). A UNESIS, em cumprimento a sua Missão, planeja, coordena e executa serviços periódicos adequados, nas situações em que seus Clientes necessitam de suporte profissional independente, tais como:

    - Planejamento e execução de auditorias internas de sistema;
    - Preparação e suporte de Reuniões de Análise Crítica pela Direção;
    - Reuniões de análise de indicadores de Gestão Ambiental;
   
- Acompanhamento e suporte a ações corretivas, preventivas e de melhoria;
    - Acompanhamento de auditorias de Órgãos Certificadores e de Clientes, com decorrente definição, execução e/ou coordenação de ações corretivas e de melhoria;
     - Gestão de competências (ver detalhes adiante) e,
     - Treinamentos (ver detalhes adiante).

GESTÃO DE COMPETENCIAS

Na atualidade e na interpretação da norma, o colaborador deve estar em constante adequação às necessidades atuais e futuras da empresa. Na prática, as competências requeridas para o exercício de cada cargo, envolvido com o Sistema da Qualidade, devem ser descritas e periodicamente revisadas. A partir dessa descrição ou revisão, as carências de competência de cada colaborador, ocupante de determinado cargo, devem levantadas e supridas por meio de treinamento ou outra ação.

A UNESIS colabora com o Setor de Recursos Humanos dos seus Clientes, nesse processo de gestão.

TREINAMENTOS

A UNESIS acredita que os resultados práticos de aplicação dos treinamentos devem ser vistos de imediato.
Dessa maneira, os exercícios dados são situações reais do Cliente que devem ser encaminhadas ou resolvidas.
Para tanto a UNESIS é flexível para prover treinamento “in company”, “no posto de trabalho” e fora da empresa.
Treinamos também aos sábados e horários não comerciais. Entre os treinamentos relacionados ao Sistema da Qualidade, estão:

    - Formação de auditores internos e,
    - Técnicas da Qualidade, das mais diversas aplicadas ao seu ramo de atividade.

.....................................................................
Unesis - Consultoria e Treinamento em Sistemas da Qualidade