UNESIS - CONSULTORIA E TREINAMENTO EM SISTEMAS DA QUALIDADEISO 9001, CQH, PBQP-H HOMEISO TS 16949NBR 15100ISO 14001REFERENCIASCONTATOHOME
NBR 15100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


IMPLANTAÇÃO DA NBR 15100

Aplicada aos fornecedores de produtos e serviços da indústria de aeronaves, esta norma é baseada na ISO 9001. Empresas certificadas segundo a NBR 15100 podem se candidatar a fornecer para empresas como a Embraer.

A UNESIS não implanta o sistema, sem que sejam levados em consideração aspectos importantes da empresa como suas atividades, seus processos, seus clientes, sua cultura e seu sistema de comunicação, entre outros.
O encaminhamento básico que levanta esses aspectos e as necessidades de adequação e conformidade, para que a certificação seja obtida e utilizada como uma ferramenta efetiva de gestão é:

  • Auditorias de diagnóstico.
  • Estabelecimento de plano de ações;
  • Execução e coordenação de ações junto aos envolvidos;
  • Levantamento dos Requisitos Específicos dos Clientes (REC) e de Requisitos Estatutários e Regulamentares aplicados, com a conseqüente implantação de ações para adequação ou para derroga;
  • Treinamentos de formação dos auditores internos da NBR 15100; além de todo treinamento decorrente da implantação (como em REC que se façam necessários e documentação gerada);
  • Execução de auditorias internas;
  • Contato com organismos certificadores e análise de propostas de certificação;
  • Acompanhamento de auditorias de certificação;
  • Eliminação de eventuais pendências de auditorias de certificação; em garantia da obtenção da certificação.

MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO NBR 15100

Sabemos que a coordenação da manutenção de um Sistema de Gestão, precisa ser focada, disciplinada, independente e flexível; onde a Direção da empresa se sinta satisfeita ao utilizar os resultados da NBR 15100 como dados de real importância para sua gestão do negócio.

É comum que empresas falhem em praticar tarefas desnecessárias, redundantes ou que não adicionem valores, sob a justificativa de “atender à norma”. Nesses casos, o compromisso da UNESIS é o de reverter a situação.

É pensando dessa forma que a UNESIS oferece aos seus Clientes, atividades de suporte intensivo ou periódico (ver abaixo).

SUPORTE ATIVO

A UNESIS contribui de acordo às prioridades e estratégias dos seus Clientes, sejam de natureza interna ou externa (junto a Órgãos Certificadores, Clientes e Fornecedores). Para tanto, oferece os seguintes serviços de suporte:

INTENSIVO, de uma a três semanas de modo esporádico. São exemplos:

    - Quando empresas estão prestes a serem auditadas (seja por Órgão Certificador ou por Cliente) e o Sistema se encontra frágil e suscetível a não conformidades por razões diversas. Nestes casos, a objetividade é total em detectar as necessidades e em executar e coordenar as atividades pendentes em tempo hábil, em garantia de que os resultados esperados sejam plenamente atingidos;
    - Quando há pendências de agendas com Clientes como adequações diversas para recepcionar o Cliente e,
    
- Quando melhorias de baixo custo nos processos são gritantes, que podem envolver sua revisão e/ou estabelecimento de disciplina e organização.

PERIÓDICO, através de visitas mensais planejadas (a partir de uma vez ao mês). A UNESIS, em cumprimento a sua Missão, planeja, coordena e executa serviços periódicos adequados, nas situações em que seus Clientes necessitam de suporte profissional independente, tais como:

     - Planejamento e execução de auditorias internas de sistema; - Preparação e suporte de Reuniões de Análise Crítica pela Direção;
     - Reuniões de análise de indicadores dos processos do Sistema;
     - Acompanhamento e suporte a ações corretivas, preventivas e de melhoria internas e de fornecedores;
    
- Acompanhamento de auditorias de Órgãos Certificadores e de Clientes, com decorrente definição, execução e/ou coordenação de ações corretivas e de melhoria; - Gestão de competências (ver detalhes adiante) e,
     - Treinamentos (ver detalhes adiante).

GESTÃO DE COMPETENCIAS

Na atualidade e na interpretação da norma, o colaborador deve estar em constante adequação às necessidades atuais e futuras da empresa. Na prática, as competências requeridas para o exercício de cada cargo, envolvido com o Sistema da Qualidade, devem ser descritas e periodicamente revisadas. A partir dessa descrição ou revisão, as carências de competência de cada colaborador, ocupante de determinado cargo, devem levantadas e supridas por meio de treinamento ou outra ação.

A UNESIS colabora com o Setor de Recursos Humanos dos seus Clientes, nesse processo de gestão.

TREINAMENTOS

A UNESIS acredita que os resultados práticos de aplicação dos treinamentos devem ser vistos de imediato.

Dessa maneira, os exercícios dados são situações reais do Cliente que devem ser encaminhadas ou resolvidas.

Para tanto a UNESIS é flexível para prover treinamento “in company”, “no posto de trabalho” e fora da empresa. Treinamos também aos sábados e horários não comerciais. Entre os treinamentos relacionados ao Sistema da Qualidade, estão:

     - Formação de auditores internos;
     - Técnicas da Qualidade, das mais diversas aplicadas ao seu ramo de atividade e,     - Requisitos Específicos de Cliente.

DESENVOLVIMENTO E MONITORAMENTO DE FORNECEDORES

A UNESIS considera que uma cadeia de fornecimento deve atender a requisitos de capacidade produtiva, qualidade e entrega; específicos para cada produto e serviço adquirido. É a partir desse princípio simples que a UNESIS contribui com o setor de Suprimentos do seu Cliente em:

     - Definir ou revisar esses requisitos de fornecimento;
     - Avaliar a conformidade dos fornecedores em atender tais requisitos, avaliando também os riscos de fornecimento inerentes e,
     - Coordenar e monitorar ações de adequação, junto a Suprimentos e aos fornecedores.

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Unesis - Consultoria e Treinamento em Sistemas da Qualidade