Estas auditorias podem ter focos distintos, conforme as necessidades e procedimentos do cliente.
AUDITORIAS DE PROCESSO:
Normalmente são realizadas auditorias de processo no fornecedor com os objetivos de:
– Avaliação de risco de fornecimento, mais na fase de aprovação de fornecedor potencial;
– Monitoramento do fornecedor, podendo ocorrer periodicamente ou quando o fornecedor não atender aos requisitos do cliente em qualidade e/ou entrega.
As auditorias aplicadas seguem metodologias, tais como o VDA 6.3 ou um CQI específico.
Cabe observar que essas auditorias de processo, são muito utilizadas sempre que o cliente não simplesmente compra um produto do fornecedor e sim, uma parte do seu processo; tal como um tratamento térmico, uma pintura ou uma usinagem (ao enviar o produto externamente para ser beneficiado ou processado).
AUDITORIAS DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:
Normalmente não são praticadas, uma vez que fornecedores têm sido requeridos a já possuírem seu SGQ certificado.
No entanto, nada impede que a sistemática do cliente requeira esse tipo de auditoria, por exemplo quando o fornecedor não for certificado e seja desejado conhecer a maturidade do sistema de trabalho do fornecedor.